sexta-feira, 1 de junho de 2007

Aço inoxidável austenítico magnético - contaminado com carbono?

O esforço feito para evitar a contaminação do aço inoxidável austenítico com aço carbono durante a fabricação de equipamentos, é a meu ver a fonte de uma confusão. O engano consiste em achar que "o aço inoxidável pega imã quando está contaminado com carbono".

Antes de abordar a questão do magnetismo, quero explicar que a contaminação da superfície do aço inoxidável austenítico (série 300) deve ser evitada para que não ocorram danos, sob os locais contaminados, principalmente corrosão sob depósitos e corrosão galvânica. É muito perigosa, também, a contaminação durante a soldagem do aço inoxidável, onde como conseqüência do aumento de carbono, na região fundida, resulta na redução de sua resistência à corrosão.

Este tipo de aço deveria ser totalmente austenítico a temperatura ambiente e consequentemente amagnético. Mas dependendo da composição química pode apresentar ferrita o que lhe confere leve magnetismo. Quando deformado plasticamente (dobrado, estampado, conformado, etc.) a austeníta transforma em martensita e também o torna magnético.
Nada a ver com carbono.


As soldas de aço inox usualmente contêm ferrita (agulhas escuras à direita) para evitar fissuração a quente e são levemente magnéticas.
Uma forma de prever se um material pode conter ferrita e ser magnético é utilizando o diagrama de Schaeffler (abaixo). Conhecida a composição química do aço se calculam o Cromo e o Níquel equivalente para saber qual vai ser a microestrutura resultante. Veja que quanto maior o Níquel equivalente maior é a tendência do material ser austenítico.
No calculo do Ni eq. o Carbono é multiplicado por 30, ou seja, quanto mais carbono maior é a tendência do material ser austenítico e amagnético.
O contrario do mito.


Austeníta poligonal não deformada – amagnética.

Austeníta transformada em martensita por deformação plástica – magnética.

Pegue um imã e divirta-se!


3 comentários:

WAGNERHALOO disse...

excelente ideia este blog, por favor de continuidade ao mmesmo, pois gostaria de poder contribuir

Anônimo disse...

Hi! Do you know if thеy make аny pluginѕ
to helρ with Ѕearch Engіne Optimizаtion?
I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm
not sеeing very good success. Ιf уou know of
any please share. Τhаnk you!

Alsο viѕit mу site http://loveyourmatch.com/

Anônimo disse...

It's an remarkable piece of writing in support of all the online people; they will take benefit from it I am sure.

Look at my web page: Sourceforge.Net